8 Conselhos para economizar energia em casa

É sempre bom encontrar formas de poupar electricidade e gás, por isso damos-lhe algumas recomendações para que o custo da sua conta de energia seja o mais baixo possível sem ter que abrir mão do bem-estar da sua casa.

1. Atualize seus eletrodomésticos

Os eletrodomésticos mais avançados possuem um consumo de energia mais eficiente, o que significa maior economia  e menor impacto no meio ambiente, entre outras vantagens. Portanto, escolher aparelhos com etiqueta energética A pode ser uma boa ideia, e não apenas para reduzir a conta de luz.

2. Evite o consumo silencioso de energia elétrica

Um gesto tão simples como desligar os aparelhos elétricos que não estamos usando ou desconectar completamente aqueles que estão com aquela luzinha vermelha acesa pode nos proporcionar uma economia de até 10% na nossa conta mensal.

3. Troque as lâmpadas da sua casa

Já pensou em colocar luzes LED em sua casa? Estas ajudam a reduzir as contas de energia, pois consomem menos energia que as convencionais.

As lâmpadas LED têm uma vida útil de 20.000 a 50.000 horas. Enquanto as lâmpadas tradicionais duram cerca de 2.000 horas. São trocadas com menos frequência, o que se traduz em economia de energia e economia. Não emitem raios ultravioleta ou infravermelhos, não poluem, pois não contêm mercúrio ou tungstênio e também são recicláveis.

4. Certifique-se que a tarifa de energia e potência contratada ideal

É importante saber se a tarifa de energia elétrica e a potência contratada em sua casa são as corretas. Muitas vezes pagamos mais na conta de luz devido a estes dois elementos serem muito caros e nem temos a necessidade de os ter. Confira com a sua empresa de energia se eles se adaptam ao seu consumo.

5. Use um termostato inteligente ou um aplicativo de consumo de energia

Você pode ajustar o aquecimento elétrico ou o ar condicionado aos seus horários com um termostato inteligente. Também irá ajudá-lo a economizar energia tendo um aplicativo que permite controlar o seu consumo. Hoje em dia empresas como a Edp ou a Endesa já têm aplicativos para controlar os consumos e consultar faturas de luz.

6. Mantenha a temperatura de que você realmente precisa

É aconselhável manter a sua casa entre 19º e 21º no inverno e entre 24º e 26º no verão. Com roupas e ventilação adequadas você pode evitar ter de ligar o aquecimento e ar condicionado e evitar um aumento significativo na sua conta.

7. Mantenha uma boa manutenção de sua caldeira

Um hábito que não só permitirá evitar o consumo excessivo de gás provocado por má combustão, mas também evitará avarias e possíveis acidentes.

8. Use um termostato programável

Tal como acontece com o ar condicionado, um termostato que ajuda a programar o aquecimento por zonas e faixas horárias permitirá que você se sinta confortável em casa sem gastar mais do que o necessário com gás.

9. Evite cobrir os radiadores

Tudo o que evite a saída de calor dos radiadores (roupa secando ou até móveis), faz com que a casa não atinja a temperatura desejada, e que  você aumente a temperatura e claro, a conta de luz também. É importante que mantenha este dispositivo limpo

.