A economia de energia elétrica graças à automação residencial

A energia elétrica é uma despesa fixa e importante em todas as casas e empresas. Muitos consumidores estão sempre procurando maneiras de economizar nesta parte, e a maioria o que faz é mudar de empresa de eletricidade constantemente procurando uma forma de melhorar de baixar as contas.

Mas esta não é a única forma que os clientes das empresas de electricidade procuram poupar: comprar eletrodomésticos com alta eficiência energética, prestar atenção ao desligar as luzes, ter aquecedores a gás e fogões em vez de elétricos são apenas alguns dos outros meios que você deve aplicar para que a conta de luz possa ser mais reduzida.

É claro que os eletrodomésticos de baixo consumo, lâmpadas led e fluorescentes, também estão em seu auge e, além de economizar energia e dinheiro para o consumidor que os utiliza, causam menos impacto negativo no meio ambiente (bem menos que aparelhos mais antigos).

O papel da automação residencial na economia do lar

A tecnologia melhorou a vida das pessoas de muitas maneiras: comunicações, transporte, medicina … Muitas áreas melhoraram graças aos avanços tecnológicos. Até a burocracia é mais simples: pagar impostos, pedir ajuda, mudar o titular do contrato de energia elétrica e tantos outros procedimentos tediosos são muito mais suportáveis, desde que o acesso à internet através dos vários tarifários existentes, por exemplo, passou de luxo a necessidade.

Essa melhoria também atingiu o mundo da robótica, dentro do qual a automação residencial está avançando a passos largos; Esta disciplina usa tecnologia para automatizar casas ou edifícios. Esta automação permite aos usuários controlar a segurança, a luz e o ar condicionado de uma casa, entre outras coisas.

O controle da energia no lar que a automação residencial proporciona ao usuário, tanto quando ele está nesse local como de maneira remota, através de dispositivos conectados, ajudam a controlar seu gasto energético com a maior precisão possível e de uma maneira confortável, precisa e eficaz.

Por outro lado, a vertente da automação residencial fabrica dispositivos destinados a reduzir o consumo de energia elétrica quando estão conectados à rede predial. A combinação destes dispositivos, com o controle permanente do ligar e desligar e, em geral, do consumo de energia da casa, resulta num menor gasto e consequentemente em menor valor da conta de luz e ainda um menor impacto ambiental.

Apenas para empresas?

Embora nos últimos anos novos dispositivos de automação residencial tenham surgido e se tornado populares, essa tecnologia não é muito difundida e ainda é desconhecida para muitos proprietários de casas comuns. O resultado desse desconhecimento é que grande parte do público em geral pensa que isso é um luxo que apenas as grandes empresas podem pagar.

A realidade é que apesar de a automação residencial não estar, de momento, ao alcance de todos os bolsos, não é um serviço exclusivo nem do mundo dos negócios. A automação residencial é utilizada para automatizar casas e tornar a vida mais confortável para as pessoas que nela vivem. Portanto, deve ficar claro que não é algo exclusivo de empresas ou grandes corporações.

Outras vantagens da automação residencial

  • Permite que pessoas com deficiência controlem sua casa de uma forma muito mais fácil.
  • Permite o monitoramento de pessoas e animais, bem como a prevenção de avarias.
  • O sistema de automação residencial torna a vida em casa mais confortável, pois pode desligar e ligar eletrodomésticos automaticamente, fechar uma torneira que alguém deixou aberta, levantar ou baixar automaticamente as persianas e colocar eletrodomésticos funcionando mesmo que não esteja em casa.

A automação residencial é mais um passo no caminho da tecnologia para tornar a vida de todos nós mais fácil e reduzir os problemas mais tediosos do dia a dia.